02 abril 2014

 Câimbras


Quem nunca sofreu de câimbra ou com a dor dela alguma vez está mentindo. Todo mundo algum dia já sentiu essa dor irritante que muitas vezes consegue te fazer parar no meio de qualquer função que voc~e esteja fazendo, até mesmo durante o sono. Elas acontecem quando menos se espera. De repente você sente uma dor intensa provocada por contrações involuntárias de um ou mais músculos repentinas e prolongadas contrações. Elas usualmente se instalam em membros inferiores e ocorrem em espasmos, tornando visíveis os músculos e tendões contraídos. 

Por que tendo câimbras ? Quais as suas causas?

O mais comum, as câimbras musculares são causadas pela prática excessiva de esportes ou determinadas atividades profissionais. Já as câimbras noturnas  na perna, muitas vezes não tem causa aparente, mas surgem associadas com algumas doenças sistêmicas.
Portanto suas caudas mais típicas seriam: 

1)Uso exagerado da musculatura
2)Desidratação (falta de água deixa-os mais sujeitos a espasmos)
3)Baixa temperatura (O frio faz com que a musculatura fique mais contraída)
4)Má circulação (Nos mais velhos)
5)Compressão de raízes nervosas (Artroses e perda de elasticidade dos discos)
6)Falta de sais minerais (falta de potássio, cálcio ou magnésio podem ajudar)
7)Portadores de diabetes, anêmicos, insuficiência renal, tireoide, degenerações neurológicas, desequilíbrios hormonais e mulheres grávidas estão mais sujeitos a desenvolver episódios dolorosos de câimbra.


Como previno a câimbra? Tem cura?

A câimbra não tem cura, mas é possível prevenir a repetição das crises com:

1)Boa hidratação: Tome bastante líquidos durante o dia todo, antes de praticar exercícios, os músculos hidratados se contraem e relaxam com mais facilidade.
2)Exercícios de alongamento: O alongamento deve ser feito antes e depois de qualquer exercício mais prolongado, Se as câimbras ocorrerem`a noite, faça alongamentos antes de deitar-se.
3)Alimentação balanceada: Inclua frutas e verduras nas alimentações, eles são ricos em minerais e nutrientes importantes para o funcionamento não só dos músculos, mas de todo o organismo.
4)Aplicação de calor no local: O aumento da temperatura no local da câimbra fornece relaxamento dos músculos.

********lembre-se******: Lembre que a banana é um alimento rico não só em potássio, mas também carboidratos e além disso, não está provado que ela seja altamente eficaz para prevenir câimbras.

Espero que tenham gosta, e que agora não sofram mais com essas dores horríveis e aproveitem o máximo. Beijos.

6 comentários: